Os testes psicológicos são um recurso bastante explorado pelo RH de empresas que estão à procura de uma seleção mais cuidadosa dos candidatos.
Assim, eles são aplicados com diferentes objetivos, proporcionando aos recrutadores algumas informações importantes sobre o indivíduo que está interessado em atuar na organização.
Para isso, esses testes são criados a partir de fundamentos da psicologia, mas funcionam de forma bastante simples, dando algumas informações bastante importantes ao responsável pelo processo de recrutamento e seleção.
Continue a leitura e conheça os testes psicológicos mais utilizados nesse contexto!
Diferentes testes psicológicos são voltados para o mapeamento de traços distintos, que fazem parte da personalidade e do comportamento dos candidatos.
Assim, cada um deles pode se adequar melhor a um ou outro cargo, por exemplo. Conheça os principais:
Com perguntas de matemática, interpretação de enunciados e até mesmo de conhecimentos gerais, os testes de raciocínio lógico podem dar informações importantes a respeito de como o profissional encara as situações.
A ideia é que ele não dependa de conhecimentos externos para responder às perguntas, sendo necessário apenas aplicar um raciocínio lógico às questões expostas.
Para cargos nos quais é preciso pensar rapidamente ou mesmo fazer cálculos, esse pode ser um bom caminho.
O foco é uma habilidade bastante importante no mercado de trabalho, principalmente com a presença da procrastinação, que vem chegando com tudo na vida das pessoas.
Assim, os testes de atenção concentrada ajudam a verificar a presença dessa capacidade nos candidatos, por meio de uma dinâmica na qual é preciso encontrar padrões específicos em setas desenhadas e dispostas uma ao lado da outra.
O Big Five é uma atualização de um teste bastante antigo, no qual eram avaliados 15 traços, sendo eles: afeto, afiliação, agressão, assistência, autonomia, deferência, denegação, desempenho, dominância, exibição, heterossexualidade, intracepção, mudança, ordem e persistência.
Após algumas mudanças, o teste foi renomeado e agora é mais conciso, avaliando os seguintes aspectos:
Esse é um dos testes psicológicos mais usados em recrutamentos, pois dá bons indícios em relação à empregabilidade do candidato.
De modo geral, são apresentadas algumas questões que relatam situações cotidianas e, então, perguntam o que o indivíduo faria nesses cenários.
Essa é uma forma de traçar um perfil comportamental e compreender qual a sua postura no dia a dia de trabalho.
Hoje em dia, grande parte dos testes psicológicos conta com modelos disponíveis na internet, o que facilita o trabalho do recrutador ao planejar o processo de recrutamento e seleção.
Além disso, é possível aplicá-los online, o que garante mais facilidade e praticidade para o RH, além de possibilitar que o procedimento seja feito à distância, sem a necessidade de que o candidato se desloque até a empresa.
Nas seleções de larga escala, por exemplo, essa é uma vantagem bastante importante, que agiliza o processo sem comprometer sua eficiência.
Ficou com alguma dúvida em relação ao assunto? Entre em contato e realize uma consultoria de RH Estratégico com Alfredo Bottone!
Alfredo Bottone é Matemático, Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa, Consultor de RH Estratégico, Ética Empresarial, Relações Trabalhistas e em Desenvolvimento de Lideranças e de Profissionais de RH. É Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa. É membro da Board Academy no Brasil e associado do SHRM (Society for Human Resources Management) nos Estados Unidos.