A elaboração do Código de Ética Empresarial é um exercício de reflexão e definição. É uma oportunidade ímpar para definir também a Visão e Missão de uma organização ou grupo de empresas.
O Código de Ética, afinal, é um conjunto de normas que visa assegurar a compreensão da dimensão ética e moral envolvendo um grupo específico.
Um documento dessa envergadura não pode se limitar ao ambiente interno da empresa, porque ele define elevados padrões de uma Governança Corporativa de uma organização e é referência da identidade da mesma perante os diferentes públicos, entre eles:
O Código de Ética define a conduta que se espera daqueles que agem em nome da empresa e projeta uma imagem de confiança a quem se relaciona com a empresa.
Quem implanta um Código de Ética deve adotar mecanismos de controle para garantir que haja coerência entre o que está definido no mesmo e a atitude de quem age em nome da empresa, do menor nível funcional ao gestor com maior autoridade.
Elaborando-se um Código que seja aderente ao negócio, de conhecimento de todos os públicos envolvidos (com agentes ou pacientes, conforme acima) e, de fato, praticado na sua essência, torna-se um diferencial competitivo, pois atrai e fideliza clientes.
O trabalho de elaboração do Código deve ser desenvolvido com base em pesquisas, workshops (com públicos diferenciados, incluindo alguns fornecedores e alguns clientes), campanhas anunciando a elaboração do documento (visando envolver e comprometer a todos os envolvidos), bem como treinamento dos multiplicadores.
Alfredo Bottone
Se sua empresa planeja elaborar ou revisar o Código de Ética, implementar um Comitê de Ética, com regimento interno, bem como necessitar de auxílio para outras medidas práticas para assegurar a eficácia das medidas relacionadas ao tema, entrar em contato através do e-mail alfredo.bottone@terra.com.br