Vamos conversar sobre as principais competências profissionais que estão sendo requeridas no mercado de trabalho atualmente?
Nos últimos anos, muitas mudanças aconteceram nas relações de trabalho e também falou-se muito sobre o surgimento de novas profissões e o desaparecimento de outras.
Mas, com a pandemia do coronavírus que acometeu, o mundo inteiro, neste ano, pode-se dizer que as transformações no âmbito profissional evoluíram de forma muito mais rápida.
O isolamento físico exigiu que de um dia para o outro as empresas tivessem que colocar seus colaboradores em home office e, por consequência disso, foi preciso adaptar os processos e atividades, bem como ter domínio sobre as ferramentas tecnológicas e trabalhar também a inteligência emocional.
Além disso, as empresas precisaram buscar novas formas para controlar e seguir o fluxo de trabalho, exigindo responsabilidade e organização das equipes. Sendo assim, as empresas e colaboradores precisaram se atualizar e investir em treinamentos EAD, por exemplo, para não ficarem para trás, exigindo assim novas competências de seus grupos de trabalho.
A gestão do tempo é uma das principais competências profissionais da atualidade. Quem consegue fazer uma boa gestão do seu tempo, provavelmente será um profissional mais produtivo e motivado. Vale destacar que ela exige organização, planejamento e foco no cumprimento das atividades diárias, e esses aspectos são indispensáveis tanto para trabalhar em casa (por conta de uma pandemia, por exemplo) como para trabalhar presencialmente, em equipe, dentro de uma empresa.
Essa é uma competência necessária para gestores, visto que uma pessoa com espírito de liderança tem grande influência sobre o clima organizacional de uma empresa e, nesse sentido, pode-se incentivar e melhorar a rotina das equipes, alcançando bons resultados empresariais e também contribuindo para a qualidade de vida de cada colaborador. Principalmente em momentos de crise, contar com um profissional que tenha esse tipo de perfil é indispensável.
Encontrar propósito no trabalho é essencial para qualquer tipo de profissional. Isso torna as pessoas mais motivadas e melhora também a qualidade de vida das pessoas. Profissionais que possuem seus objetivos de vida bem alinhados, provavelmente serão pessoas focadas que contribuirão para o desenvolvimento das empresas onde trabalham, buscando bons resultados para suas equipes e também em suas vivências pessoais.
Estresse e desequilíbrio emocional são um dos principais motivos de desavenças entre equipes. Sendo assim, contar com colaboradores que possuam domínio sobre suas emoções (inteligência emocional no trabalho) é fundamental para o sucesso das empresas e garantirá equipes mais produtivas e um melhor clima organizacional nas empresas.
Hoje em dia, pode-se afirmar que a aprendizagem é uma das principais competências profissionais e manter-se atualizado quanto suas áreas de atuação é imprescindível e fundamental para o sucesso de diferentes carreira. A própria pandemia de Covid-19 fez as equipes se reinventarem e aprenderem a trabalhar com novas ferramentas e softwares de forma rápida e eficiente. Esses aprendizados com certeza serão úteis pós-pandemia e este perfil de profissional que está sempre “aberto” para novas aprendizagens é fundamental nas empresas.
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). Leia mais artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área.