Você sabia que a motivação profissional é uma das principais atitudes para driblar a crise?
Profissionais motivados conseguem entregar melhores resultados às demandas de suas empresas, contribuindo também com ideias criativas e servindo de incentivo para os seus colegas de equipe.
Inclusive, neste ano, por conta da pandemia do coronavírus, as empresas, mais do que nunca, demandaram da rápida adaptação de seus funcionários quanto às suas rotina de trabalho, maior adesão à modalidade home office, redução de jornadas de trabalho e trouxe junto os reflexos de uma crise econômica que causou instabilidade política, demissões em massa e exigiu o conhecimento e o investimento em formas de prevenção ao contágio do vírus Covid-19 dentro das empresas.
Nesse sentido, manter os profissionais motivados têm sido um dos principais desafios dos profissionais de RH atualmente e, por isso, a motivação de equipes deve ser tratada como prioridade nas empresas.
Acesse o link a seguir para entender a importância do papel do RH em tempos de coronavírus.
A motivação profissional pode transformar o clima organizacional de uma empresa e ela não necessariamente precisa estar ligada a incentivos financeiros, o que poderia ser um empecilho neste período de crise que o mundo todo está atravessando. Veja abaixo algumas ideias de como promover a motivação profissional em empresas.
Um simples feedback pode transformar a performance de profissionais dentro de uma empresa. Feedbacks demonstram que a empresa se interessa realmente pelo desenvolvimento de seus funcionários e que eles não são invisíveis dentro da organização. Eles podem ser positivos ou negativos, o importante é que sejam de cunho construtivo e que sejam feitos de maneira cordial e profissional, apontando os pontos fortes no desempenho de suas funções e aqueles que precisam de melhoria, mas como juntos (gestor e colaborador) devem atuar para que isso ocorra.
Você sabe o que é comunicação corporativa e suas vantagens? Essa pode ser a melhor forma de tornar equipes alinhadas a um mesmo propósito. Funcionários bem informados conseguem ter um maior domínio sobre suas atividades e sobre a empresa como um todo, consequentemente, eles irão conferir melhores resultados e promover uma melhor imagem de sua empresa perante a sociedade.
Essa é uma excelente forma de promover motivação profissional entre as equipes, demonstrando que a opinião dos colaboradores pode ser tão importante quanto à da gestão, proporcionando satisfação no ambiente profissional. Isso pode ser aplicado através de pesquisas de clima ou de concursos com premiação para ideias e projetos inovadores para a empresa.
Além de serem excelentes formas de aproximar equipes, os treinamentos também deixam os colaboradores mais seguros quanto às suas demandas e, consequentemente, atribuem mais autonomia no trabalho de cada profissional. Em tempos de home office, os treinamentos EAD (Ensino à Distância) podem ser uma ótima solução, sem contar que as empresas podem contratar palestrantes motivacionais para inspirar suas equipes mesmo de forma remota.
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial! Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos).
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